O Parlamento do Irã aprovou neste domingo, 22, o fechamento do Estreito de Ormuz, em resposta aos ataques ordenados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra instalações nucleares iranianas. A medida, segundo a mídia estatal, ainda precisa ser validada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e ratificada pelo aiatolá Ali Khamenei para entrar em vigor.
Localizado entre o Irã e Omã, o estreito é uma das principais rotas do comércio global de petróleo. Cerca de 30% do petróleo transportado no mundo passa por essa via marítima. Um eventual bloqueio pode ter impactos imediatos nos preços internacionais da commodity.
A segurança da região é responsabilidade dos Estados Unidos, por meio da 5ª Frota da Marinha americana, baseada no Bahrein. Com a escalada do conflito entre Irã e Israel, agências marítimas já orientaram navios petroleiros a redobrarem a cautela ao transitar pelo estreito.
Ao longo dos últimos anos, o Irã já ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz em várias ocasiões, mas nunca levou a medida adiante. Um dos episódios mais recentes foi em 2019, quando Trump retirou os EUA do acordo nuclear com Teerã.
#petroleo #ormuz #monitordademocracia
6 horas ago