Faltando cinco dias para o início da aplicação de novas tarifas sobre produtos exportados para os Estados Unidos, o Brasil segue sem perspectiva de fechar um acordo com Donald Trump. Lula preferiu dobrar a aposta e decidiu atacar o Presidente americano.
Neste domingo, Estados Unidos e a União Europeia anunciaram um rascunho de acordo comercial para evitar um tarifaço de 30% sobre os produtos europeus importados pelos americanos. Pelo esboço inicial, o imposto sobre exportações da União Europeia aos Estados Unidos será elevado dos atuais 10% para 15% sobre todos os produtos. Em contrapartida, o bloco europeu se compromete a investir até 750 bilhões de dólares no setor de energia americano — o que pode incluir, por exemplo, a compra de petróleo bruto ou combustíveis refinados.
Outros países que já lograram algum êxito nas negociações com a Casa Branca são Indonésia, Vietnã, China e Reino Unido.
Até aqui, o principal contato começou o Brasil se deu entre o vice-presidente Geraldo Alckmin, alçado a negociador oficial do governo, e o secretário de Comércio Howard Lutnick, em conversa telefônica na última quinta-feira, 24. Do encontro, Alckmin relatou apenas ter tido uma conversa “proveitosa” na qual foi ressaltado o interesse do Brasil em negociar.
#trump #tarifas #monitordademocracia
1 dia ago