A Freedom House foi fundada em 1941 para reunir os decisores políticos e um público americano amplamente isolacionista em torno da luta contra a Alemanha nazista e para aumentar a consciência sobre a ameaça fascista à segurança e aos valores americanos. Nas décadas seguintes, a Freedom House estabeleceu-se através da sua defesa, programas e investigação como a principal organização americana dedicada ao apoio e defesa da democracia em todo o mundo.
A instituição trabalha através de divisões políticas para promover políticas que fortaleçam a democracia e protejam os direitos humanos. Apoiam uma vasta e confiável rede de activistas e defensores que lideram a luta pela mudança democrática nos seus países. Quando estes indivíduos corajosos são atacados pelo seu ativismo, jornalismo ou oposição à tirania, a Freedom House se esforça por mantê-los seguros para que possam continuar o seu importante trabalho.
Seu corpo de estudiosos publica um dos mais importantes index de monitoramento democrático no mundo, chamado de “Liberdade no Mundo”, que atribui uma pontuação e status de liberdade a 210 países e territórios.