OBSERVATÓRIOS

O Monitor da Democracia acredita que a informação é uma ferramenta valiosa na construção e no fortalecimento da democracia. Neste sentido, desenvolve estudos, palestras, encontros, seminários e podcasts com objetivo de gerar reflexões, influenciar no debate público e consolidar o diálogo como instrumento fundamental de nossa sociedade.

Diante deste cenário, nossa equipe idealizou observatórios que visam auxiliar no entendimento dos desafios de nossa sociedade em temas específicos. Nossas ferramentas funcionam com o objetivo de monitorar ações dos poderes públicos, em especial o Congresso Nacional, em temas como a Liberdade Econômica, Inovação e Investimento Estrangeiro. Acreditamos que nossos observatórios são uma importante fonte de pesquisa que surge para ajudar no entendimento dos debates, rumos e caminhos trilhados por nosso país.

Nosso objetivo é ofertar uma ferramenta intuitiva, que forneça acesso a uma base de dados possível de pesquisada por filtros, com geração de infográficos, relatórios interativos e vídeos.

Pesquisar

REDES SOCIAIS

Artigo mais lido

youtube

TWITTER

instagram

@monitordademocracia
Instituto Monitor da Democracia

@monitordademocracia

📗 Think tank com o objetivo de fortalecer a democracia por meio de debates, estudos e interlocução política. 🎙Ouça nosso Podcast “Democracia em Foco”
  • O número de mortos nos protestos antigovernamentais no Irã subiu para 3.428 pessoas, informou a ONG Iran Human Rights (IHR, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, 14. Do número total de vítimas, 3.379 eram manifestantes. O levantamento leva em consideração fontes do Ministério da Saúde e Educação Médica da República Islâmica, além de relatórios e depoimentos colhidos pela organização.

“Segundo o relato de uma testemunha ocular em Rasht, um grupo de jovens manifestantes encurralados na área do bazar, em meio a incêndios e cercados por forças de segurança, levantaram as mãos em sinal de rendição, mas mesmo assim foram mortos a tiros”, disse a ONG em comunicado. “A IHRNGO também recebeu inúmeros relatos de pessoas feridas que foram ‘eliminadas’, com testemunhas relatando que isso ocorreu tanto nas ruas quanto em instalações médicas”.

#iran #ihrngo #ihr #teerã #monitordademocracia
  • A luta das mulheres iranianas não é apenas uma questão regional; é um espelho que reflete a coragem de quem enfrenta a opressão e a covardia daqueles que, no Ocidente, calam-se por conveniência.

Em seu novo artigo para o Monitor da Democracia, a Conselheira Catarina Rochamonte mergulha na resistência feminina contra a teocracia islâmica e critica a omissão de atores globais diante de tamanha barbárie. 

Um texto necessário e urgente para quem defende a liberdade real. 🇮🇷

🔗 Leia o artigo completo através do link em nossa bio!

#iran #mulheres #teerã #catarinarochamonte #monitordademocracia
  • Autoridades iranianas comunicaram às companhias aéreas nesta quarta-feira, 14, o fechamento do espaço aéreo do país para todos os voos internacionais, com exceção das aeronaves com origem ou destino à capital, Teerã.

A medida foi adotada em meio aos protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei e ao aumento das tensões com os Estados Unidos.

Segundo o site Flightradar24, especializado no monitoramento do tráfego aéreo, há poucos aviões sobrevoando o espaço aéreo iraniano no momento.

#iran #teerã #espaçoaéreo #orientemédio #monitordademocracia
  • 🇺🇸🇻🇪 Os EUA devem romper todos os laços com o regime de Maduro?

No mais recente artigo publicado no Monitor da Democracia, o Conselheiro Daniel Batlle traz uma análise contundente sobre o futuro da Venezuela e o papel fundamental da política externa americana.

Batlle argumenta que, para resolver a crise que assola o país vizinho, é necessária uma postura de firmeza absoluta.

Principais pontos do artigo: 
🔹 O fracasso das políticas de concessão. 
🔹 Por que o isolamento total de Maduro é estratégico. 
🔹 O impacto da presença de potências extrarregionais na América Latina.

Um conteúdo essencial para quem acompanha geopolítica e defesa da liberdade.

🔗 Link para ler o artigo completo na Bio!

#geopolitica #venezuela #monitordademocracia #democracia #eua
  • O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP) informou que o regime venezuelano já libertou, até o momento, 18 jornalistas e profissionais da imprensa que estavam detidos injustamente.

Em publicação nas redes sociais, a entidade divulgou os nomes dos profissionais libertados:

“1- Ramón Centeno 2- Víctor Ugas 3- Leandro Palmar 4- Belises Cubillán 5- Carlos Marcano 6- Rafael García Márvez 7- Gabriel González 8- Ronald Carreño 9- Julio Balza 10- Nakary Ramos 11- Gianni González 12- Luis López 13- Carlos Julio Rojas 14- Nicmer Evans 15- Mario Chávez 16- Carlos Lesma 17- Ángel Godoy 18- Omario Castellanos”, diz a publicação.

O perfil oficial também publicou fotos dos jornalistas libertados e o tempo em que estiveram presos injustamente.

Entre os casos destacados, Ángel Godoy estava preso desde 8 de janeiro de 2025, permanecendo um ano e seis meses detido.

O radialista e fotojornalista Carlos Lesma, detido em 9 de outubro de 2025, foi libertado após cumprir três meses e cinco dias no centro de detenção de San Antonio, no estado de Nueva Esparta.

Já Nicmer Evans, diretor do veículo digital Punto de Corte, foi solto após passar um mês e um dia detido na prisão de El Helicoide, em Caracas.

#venezuela #delcyrodriguez #caracas #presospoliticos #monitordademocracia
  • O Enigma Delcy. 👤

Muito se fala sobre a Venezuela, mas pouco se compreende sobre as peças-chave que sustentam o tabuleiro político do país. Delcy Rodríguez é, sem dúvida, uma das figuras mais enigmáticas e poderosas desse cenário.

O que a trajetória dela nos diz sobre o futuro da democracia (ou a falta dela) na região? Nosso Presidente, Márcio Coimbra, escreve sobre isso no Monitor.

Confira a análise completa no link disponível no meu perfil. 📲

#democracia #américalatina #delcyrodríguez #monitordademocracia #geopolítica
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o cancelamento das reuniões que teria nesta terça-feira, 13, com autoridades do regime iraniano, em reação ao massacre de manifestantes no país.

Em postagem na Truth Social, Trump convocou os “patriotas iranianos” a continuarem os protestos e a ocuparem as instituições.

“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO – OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço alto. Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes PARE”, escreveu.

#trump #iran #teocracia #eua #monitordademocracia
  • #rezapahlavi #iran #teerã #protestos #monitordademocracia
  • Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo em cidades europeias para apoiar os protestos contra o regime no Irã. 

Em Londres, os atos começaram em frente à embaixada iraniana e avançaram até Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico. Manifestantes exibiam bandeiras iranianas anteriores à Revolução Islâmica de 1979. 

Em Paris, mais de 2 mil pessoas protestaram com bandeiras pré-1979 e palavras de ordem contra o regime iraniano. A polícia não permitiu a aproximação da embaixada. 

Em Istambul, a polícia turca impediu que dezenas de manifestantes — muitos deles iranianos exilados — que tentavam protestar diante do consulado do Irã. 

Em outras cidades, como Berlim, na Alemanha, e Haia, nos Países Baixos, exilados relataram medo por familiares no Irã.

#iran #europa #protestos #teerã #monitordademocracia
O número de mortos nos protestos antigovernamentais no Irã subiu para 3.428 pessoas, informou a ONG Iran Human Rights (IHR, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, 14. Do número total de vítimas, 3.379 eram manifestantes. O levantamento leva em consideração fontes do Ministério da Saúde e Educação Médica da República Islâmica, além de relatórios e depoimentos colhidos pela organização.

“Segundo o relato de uma testemunha ocular em Rasht, um grupo de jovens manifestantes encurralados na área do bazar, em meio a incêndios e cercados por forças de segurança, levantaram as mãos em sinal de rendição, mas mesmo assim foram mortos a tiros”, disse a ONG em comunicado. “A IHRNGO também recebeu inúmeros relatos de pessoas feridas que foram ‘eliminadas’, com testemunhas relatando que isso ocorreu tanto nas ruas quanto em instalações médicas”.

#iran #ihrngo #ihr #teerã #monitordademocracia
O número de mortos nos protestos antigovernamentais no Irã subiu para 3.428 pessoas, informou a ONG Iran Human Rights (IHR, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, 14. Do número total de vítimas, 3.379 eram manifestantes. O levantamento leva em consideração fontes do Ministério da Saúde e Educação Médica da República Islâmica, além de relatórios e depoimentos colhidos pela organização. “Segundo o relato de uma testemunha ocular em Rasht, um grupo de jovens manifestantes encurralados na área do bazar, em meio a incêndios e cercados por forças de segurança, levantaram as mãos em sinal de rendição, mas mesmo assim foram mortos a tiros”, disse a ONG em comunicado. “A IHRNGO também recebeu inúmeros relatos de pessoas feridas que foram ‘eliminadas’, com testemunhas relatando que isso ocorreu tanto nas ruas quanto em instalações médicas”. #iran #ihrngo #ihr #teerã #monitordademocracia
20 horas ago
View on Instagram |
1/9
A luta das mulheres iranianas não é apenas uma questão regional; é um espelho que reflete a coragem de quem enfrenta a opressão e a covardia daqueles que, no Ocidente, calam-se por conveniência.

Em seu novo artigo para o Monitor da Democracia, a Conselheira Catarina Rochamonte mergulha na resistência feminina contra a teocracia islâmica e critica a omissão de atores globais diante de tamanha barbárie. 

Um texto necessário e urgente para quem defende a liberdade real. 🇮🇷

🔗 Leia o artigo completo através do link em nossa bio!

#iran #mulheres #teerã #catarinarochamonte #monitordademocracia
A luta das mulheres iranianas não é apenas uma questão regional; é um espelho que reflete a coragem de quem enfrenta a opressão e a covardia daqueles que, no Ocidente, calam-se por conveniência. Em seu novo artigo para o Monitor da Democracia, a Conselheira Catarina Rochamonte mergulha na resistência feminina contra a teocracia islâmica e critica a omissão de atores globais diante de tamanha barbárie. Um texto necessário e urgente para quem defende a liberdade real. 🇮🇷 🔗 Leia o artigo completo através do link em nossa bio! #iran #mulheres #teerã #catarinarochamonte #monitordademocracia
1 dia ago
View on Instagram |
2/9
Autoridades iranianas comunicaram às companhias aéreas nesta quarta-feira, 14, o fechamento do espaço aéreo do país para todos os voos internacionais, com exceção das aeronaves com origem ou destino à capital, Teerã.

A medida foi adotada em meio aos protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei e ao aumento das tensões com os Estados Unidos.

Segundo o site Flightradar24, especializado no monitoramento do tráfego aéreo, há poucos aviões sobrevoando o espaço aéreo iraniano no momento.

#iran #teerã #espaçoaéreo #orientemédio #monitordademocracia
Autoridades iranianas comunicaram às companhias aéreas nesta quarta-feira, 14, o fechamento do espaço aéreo do país para todos os voos internacionais, com exceção das aeronaves com origem ou destino à capital, Teerã. A medida foi adotada em meio aos protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei e ao aumento das tensões com os Estados Unidos. Segundo o site Flightradar24, especializado no monitoramento do tráfego aéreo, há poucos aviões sobrevoando o espaço aéreo iraniano no momento. #iran #teerã #espaçoaéreo #orientemédio #monitordademocracia
1 dia ago
View on Instagram |
3/9
🇺🇸🇻🇪 Os EUA devem romper todos os laços com o regime de Maduro?

No mais recente artigo publicado no Monitor da Democracia, o Conselheiro Daniel Batlle traz uma análise contundente sobre o futuro da Venezuela e o papel fundamental da política externa americana.

Batlle argumenta que, para resolver a crise que assola o país vizinho, é necessária uma postura de firmeza absoluta.

Principais pontos do artigo: 
🔹 O fracasso das políticas de concessão. 
🔹 Por que o isolamento total de Maduro é estratégico. 
🔹 O impacto da presença de potências extrarregionais na América Latina.

Um conteúdo essencial para quem acompanha geopolítica e defesa da liberdade.

🔗 Link para ler o artigo completo na Bio!

#geopolitica #venezuela #monitordademocracia #democracia #eua
🇺🇸🇻🇪 Os EUA devem romper todos os laços com o regime de Maduro? No mais recente artigo publicado no Monitor da Democracia, o Conselheiro Daniel Batlle traz uma análise contundente sobre o futuro da Venezuela e o papel fundamental da política externa americana. Batlle argumenta que, para resolver a crise que assola o país vizinho, é necessária uma postura de firmeza absoluta. Principais pontos do artigo: 🔹 O fracasso das políticas de concessão. 🔹 Por que o isolamento total de Maduro é estratégico. 🔹 O impacto da presença de potências extrarregionais na América Latina. Um conteúdo essencial para quem acompanha geopolítica e defesa da liberdade. 🔗 Link para ler o artigo completo na Bio! #geopolitica #venezuela #monitordademocracia #democracia #eua
2 dias ago
View on Instagram |
4/9
O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP) informou que o regime venezuelano já libertou, até o momento, 18 jornalistas e profissionais da imprensa que estavam detidos injustamente.

Em publicação nas redes sociais, a entidade divulgou os nomes dos profissionais libertados:

“1- Ramón Centeno 2- Víctor Ugas 3- Leandro Palmar 4- Belises Cubillán 5- Carlos Marcano 6- Rafael García Márvez 7- Gabriel González 8- Ronald Carreño 9- Julio Balza 10- Nakary Ramos 11- Gianni González 12- Luis López 13- Carlos Julio Rojas 14- Nicmer Evans 15- Mario Chávez 16- Carlos Lesma 17- Ángel Godoy 18- Omario Castellanos”, diz a publicação.

O perfil oficial também publicou fotos dos jornalistas libertados e o tempo em que estiveram presos injustamente.

Entre os casos destacados, Ángel Godoy estava preso desde 8 de janeiro de 2025, permanecendo um ano e seis meses detido.

O radialista e fotojornalista Carlos Lesma, detido em 9 de outubro de 2025, foi libertado após cumprir três meses e cinco dias no centro de detenção de San Antonio, no estado de Nueva Esparta.

Já Nicmer Evans, diretor do veículo digital Punto de Corte, foi solto após passar um mês e um dia detido na prisão de El Helicoide, em Caracas.

#venezuela #delcyrodriguez #caracas #presospoliticos #monitordademocracia
O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP) informou que o regime venezuelano já libertou, até o momento, 18 jornalistas e profissionais da imprensa que estavam detidos injustamente. Em publicação nas redes sociais, a entidade divulgou os nomes dos profissionais libertados: “1- Ramón Centeno 2- Víctor Ugas 3- Leandro Palmar 4- Belises Cubillán 5- Carlos Marcano 6- Rafael García Márvez 7- Gabriel González 8- Ronald Carreño 9- Julio Balza 10- Nakary Ramos 11- Gianni González 12- Luis López 13- Carlos Julio Rojas 14- Nicmer Evans 15- Mario Chávez 16- Carlos Lesma 17- Ángel Godoy 18- Omario Castellanos”, diz a publicação. O perfil oficial também publicou fotos dos jornalistas libertados e o tempo em que estiveram presos injustamente. Entre os casos destacados, Ángel Godoy estava preso desde 8 de janeiro de 2025, permanecendo um ano e seis meses detido. O radialista e fotojornalista Carlos Lesma, detido em 9 de outubro de 2025, foi libertado após cumprir três meses e cinco dias no centro de detenção de San Antonio, no estado de Nueva Esparta. Já Nicmer Evans, diretor do veículo digital Punto de Corte, foi solto após passar um mês e um dia detido na prisão de El Helicoide, em Caracas. #venezuela #delcyrodriguez #caracas #presospoliticos #monitordademocracia
2 dias ago
View on Instagram |
5/9
O Enigma Delcy. 👤

Muito se fala sobre a Venezuela, mas pouco se compreende sobre as peças-chave que sustentam o tabuleiro político do país. Delcy Rodríguez é, sem dúvida, uma das figuras mais enigmáticas e poderosas desse cenário.

O que a trajetória dela nos diz sobre o futuro da democracia (ou a falta dela) na região? Nosso Presidente, Márcio Coimbra, escreve sobre isso no Monitor.

Confira a análise completa no link disponível no meu perfil. 📲

#democracia #américalatina #delcyrodríguez #monitordademocracia #geopolítica
O Enigma Delcy. 👤 Muito se fala sobre a Venezuela, mas pouco se compreende sobre as peças-chave que sustentam o tabuleiro político do país. Delcy Rodríguez é, sem dúvida, uma das figuras mais enigmáticas e poderosas desse cenário. O que a trajetória dela nos diz sobre o futuro da democracia (ou a falta dela) na região? Nosso Presidente, Márcio Coimbra, escreve sobre isso no Monitor. Confira a análise completa no link disponível no meu perfil. 📲 #democracia #américalatina #delcyrodríguez #monitordademocracia #geopolítica
3 dias ago
View on Instagram |
6/9
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o cancelamento das reuniões que teria nesta terça-feira, 13, com autoridades do regime iraniano, em reação ao massacre de manifestantes no país.

Em postagem na Truth Social, Trump convocou os “patriotas iranianos” a continuarem os protestos e a ocuparem as instituições.

“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO – OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço alto. Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes PARE”, escreveu.

#trump #iran #teocracia #eua #monitordademocracia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o cancelamento das reuniões que teria nesta terça-feira, 13, com autoridades do regime iraniano, em reação ao massacre de manifestantes no país. Em postagem na Truth Social, Trump convocou os “patriotas iranianos” a continuarem os protestos e a ocuparem as instituições. “Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO – OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço alto. Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes PARE”, escreveu. #trump #iran #teocracia #eua #monitordademocracia
3 dias ago
View on Instagram |
7/9
#rezapahlavi #iran #teerã #protestos #monitordademocracia
#rezapahlavi #iran #teerã #protestos #monitordademocracia
4 dias ago
View on Instagram |
8/9
Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo em cidades europeias para apoiar os protestos contra o regime no Irã. 

Em Londres, os atos começaram em frente à embaixada iraniana e avançaram até Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico. Manifestantes exibiam bandeiras iranianas anteriores à Revolução Islâmica de 1979. 

Em Paris, mais de 2 mil pessoas protestaram com bandeiras pré-1979 e palavras de ordem contra o regime iraniano. A polícia não permitiu a aproximação da embaixada. 

Em Istambul, a polícia turca impediu que dezenas de manifestantes — muitos deles iranianos exilados — que tentavam protestar diante do consulado do Irã. 

Em outras cidades, como Berlim, na Alemanha, e Haia, nos Países Baixos, exilados relataram medo por familiares no Irã.

#iran #europa #protestos #teerã #monitordademocracia
Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo em cidades europeias para apoiar os protestos contra o regime no Irã. Em Londres, os atos começaram em frente à embaixada iraniana e avançaram até Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico. Manifestantes exibiam bandeiras iranianas anteriores à Revolução Islâmica de 1979. Em Paris, mais de 2 mil pessoas protestaram com bandeiras pré-1979 e palavras de ordem contra o regime iraniano. A polícia não permitiu a aproximação da embaixada. Em Istambul, a polícia turca impediu que dezenas de manifestantes — muitos deles iranianos exilados — que tentavam protestar diante do consulado do Irã. Em outras cidades, como Berlim, na Alemanha, e Haia, nos Países Baixos, exilados relataram medo por familiares no Irã. #iran #europa #protestos #teerã #monitordademocracia
4 dias ago
View on Instagram |
9/9