Viagens recentes para Brasília de aviões russos conhecidos por transportar autoridades de Moscou voltaram a levantar dúvidas e questionamentos. Elas acontecem cinco meses após a polêmica missão de um cargueiro russo, sancionado pelos Estados Unidos, na capital federal que até hoje não foi explicada pelo governo brasileiro.
Um dos novos aviões em questão é o Ilyushin Il-96-300, de matrícula RA-96023, do Esquadrão de Voos Especiais do Kremlin. Ele esteve em Brasilia entre os dias 29 e 30 de janeiro e chamou atenção de funcionários do aeroporto, influenciadores de redes sociais e órgãos de imprensa. A aeronave saiu de Moscou pela manhã, voou até Casablanca, no Marrocos, seguindo uma trajetória que evita o espaço aéreo europeu, fechado para aviões russos devido às sanções, e depois seguiu até Dacar, no Senegal, de onde agora voa sem escalas até Brasília. O histórico do voo pode ser acessado pelo site FlightRadar.
O clima de desconfiança e especulação sobre esses voos ocorre não só porque a Rússia está envolvida em uma guerra de anexação de territórios da Ucrânia, mas também pelo segredo envolvido na passagem de outra aeronave por Brasília no ano passado que pode esconder relações com Venezuela e Cuba.
#russia #aviões #flightradar #brasil #monitordademocracia
3 dias ago