ARTIGOS

colunistas

Pesquisar

REDES SOCIAIS

Artigo mais lido

youtube

twitter

instagram

@monitordademocracia
Instituto Monitor da Democracia

@monitordademocracia

📗 Think tank com o objetivo de fortalecer a democracia por meio de debates, estudos e interlocução política. 🎙Ouça nosso Podcast “Democracia em Foco”
  • 🚨 NOVO ARTIGO EM DESTAQUE! 🚨

DERRUBAR MADURO: JUSTO E NECESSÁRIO? 🇻🇪

A Conselheira Catarina Rochamonte lança uma tese provocadora no Monitor da Democracia: “Não há soberania sem legitimidade.”

Numa análise incisiva e de leitura obrigatória, questiona-se: Face à crise de legitimidade do regime de Nicolás Maduro, a intervenção e a sua queda são apenas uma questão de justiça, mas também de necessidade para o reestabelecimento da soberania popular?

Este artigo mergulha nas bases do Direito Internacional e da Ciência Política para desafiar o conceito de não-intervenção perante ditaduras.

Leia a análise completa da Conselheira Catarina Rochamonte e entre no debate!

🔗 LINK NA BIO

#venezuela #maduro #ditadura #soberanía #legitimidade #monitordademocracia #catarinarochamonte #políticainternacional #análisepolítica #direitointernacional
  • O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe foi absolvido. O político de 73 anos, tinha sido condenado em agosto a 12 anos de prisão domiciliar por suborno de três testemunhas e fraude processual, e passou 19 dias preso até a concessão do recurso que o permitiu aguardar a decisão desta terça em liberdade.

Ao revogar as condenações, o tribunal apontou falta de provas que ligassem o ex-presidente ao cometimento dos crimes e ausência de intenção direta. Os juízes também ordenaram uma investigação sobre o ex-paramilitar Carlos Enrique Vélez Ramírez por falso testemunho.

Marco Rubio, celebrou a absolvição: “A justiça da Colômbia prevaleceu com a absolvição do ex-presidente Uribe após anos de caça às bruxas política contra ele e sua família”, escreveu Rubio no X.

#colombia #alvarouribe #monitordademocracia
  • Mais de 100.000 cristãos foram assassinados e 18.000 igrejas queimadas na Nigéria desde 2009, tornando-o um dos maiores dramas humanitários do nosso século. As cifras são contínuas e brutais, mas o tema simplesmente não é manchete.

A Conselheira Madeleine Lacsko, em sua análise para o Monitor da Democracia, expõe uma contradição chocante:

👉 Onde está a indignação seletiva? Por que a imprensa ocidental, que levanta a voz em defesa de outras minorias, se cala diante do extermínio de cristãos negros na África?

O silêncio não é acidental, é cumplicidade. A vida dessas vítimas é considerada descartável na lógica de narrativas convenientes?

Queremos saber sua opinião! 👇 

Por que, em um mundo conectado, essa tragédia é invisível? Comente abaixo!

Leia a análise completa e incisiva de Madeleine Lacsko para entender a hipocrisia por trás desse silêncio!

🔗 Link para o artigo na Bio.

#genocídionanigéria #madeleinelacsko #monitordademocracia #cristãosperseguidos #direitoshumanos #silênciodamídia #hipocrisiaseletiva #nigeria #geopolitica #notícias #opiniao #calamidade #nigeria
  • Sanae Takaichi, 64 anos, foi eleita a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão.

A deputada do Partido Liberal Democrata (PLD) venceu a votação no Parlamento e formou governo com apoio do Partido da Inovação (Ishin).

Natural de Nara, Takaichi começou na política em 1993, depois de trabalhar no Congresso dos Estados Unidos.
Já chefiou os ministérios de Assuntos Internos e de Segurança Econômica. Conhecida pela firmeza e pela organização, é admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a quem chama de exemplo de liderança determinada.

Ela defende juros baixos, incentivos à indústria e investimentos em tecnologia e infraestrutura. Quer reduzir o imposto sobre alimentos e apoiar famílias com filhos, além de ampliar creches e políticas de natalidade

Economistas apontam que sua linha segue a política de expansão fiscal do ex-premiê Shinzo Abe, seu mentor político.

Na política externa, Takaichi aposta em uma aliança forte com os Estados Unidos e relações mais próximas com Taiwan.

Promete também mostrar uma imagem mais ativa do Japão no cenário internacional. Sua primeira agenda oficial será receber o presidente americano Donald Trump em Tóquio.

#japão #sanaetakaichi #monitordademocracia
  • “A verdadeira paz não é a ausência de conflito, mas a presença da justiça e do diálogo.” ✨

Essa é uma das poderosas reflexões que Márcio Coimbra, Presidente do Monitor da Democracia, desenvolve em seu novo artigo, “A Paz de Abraão”.

O texto vai muito além da superfície, explorando as raízes históricas e filosóficas de um dos valores mais importantes para qualquer sociedade. Uma contribuição fundamental para o debate público.

💡 Concorda com essa ideia? Leia o artigo na íntegra pelo link na nossa bio e nos diga nos comentários o que você achou!

#quotedodia #pensamentocrítico #marciocoimbra #monitordademocracia #democracia #filosofiapolítica #brasil #reflita
  • O candidato de centro Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia no domingo, 19.

Com 54,5% dos votos, ele derrotou em segundo turno o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, do Livre, que obteve 45,5%.

A eleição marcou o fim da hegemonia de duas décadas do Movimento ao Socialismo (MAS), partido fundado pelo ex-presidente Evo Morales.

#bolivia #rodrigopaz #monitordademocracia
  • #israel #paz #monitordademocracia
  • O regime chinês tem recrudescido a censura de conteúdo online sob uma campanha liderada pela Administração do Ciberespaço da China, órgão regulador da internet no país, para lidar com a “incitação maliciosa de emoções negativas”.

A campanha, que tem como alvo “plataformas de mídia social, vídeos curtos e plataformas de transmissão ao vivo”, quer evitar conflitos entre grupos, a promoção de pânico e ansiedade, a violência e a hostilidade online e o excesso de sentimentos negativos e pessimistas, segundo o órgão regulador. Embora o debate sobre como evitar que a internet se transforme em um gatilho para a violência seja uma discussão que toma o mundo à medida que ataques a escolas e a grupos minorizados, por exemplo, frequentemente nascem no ambiente online, a execução da campanha chinesa mostra viés político.

Cerca de uma semana após o lançamento, a conta oficial do Weibo, plataforma similar ao X, comunicou a suspensão de “mais de 16 mil conteúdos violadores” e “mais de 1.200 contas infratoras”. Os casos citados como exemplo pela plataforma envolvem usuários que “fabricaram e disseminaram rumores e informações relacionadas à economia, às finanças e ao bem-estar social”.

Províncias pelo país também divulgaram suas próprias campanhas após o lançamento da nacional e passaram a tirar do ar conteúdo considerado infrator. Em Anhui, 240 sites foram retirados do ar e 199 responsáveis por contas ilegais ou irregulares foram convocados para entrevistas. A página oficial do local não dá detalhes do conteúdo, mas afirma que se tratava de “manipulação e especulação maliciosa” e “criação e propagação de boatos”, entre outros.

#china #internet #monitordademocracia
  • 🌟 Um dia marcante para a democracia! 🌟

O Instituto Monitor da Democracia, em colaboração com o Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, realizou um almoço-debate inesquecível! 

Foi uma tarde repleta de ideias inspiradoras, unindo esforços para fortalecer os laços entre nações democráticas e debater um futuro de liberdade e prosperidade.

Nosso convidado especial, o Senador Eduardo Nakayama, da República do Paraguai, encantou a todos com sua visão progressista e dedicação à consolidação da democracia na América Latina. 

Agradecemos imensamente ao Senador e ao Embaixador Benito Liao, representante do Escritório de Taipei, por suas contribuições valiosas, além dos nossos parceiros e patrocinadores que viabilizaram este evento. Um agradecimento especial a todos os participantes, cuja presença e engajamento fizeram deste momento um sucesso!

🤝 Juntos, pavimentamos o caminho para um mundo mais democrático!

#democracia #parceriasglobais #monitordademocracia #debate #eduardonakayama #taiwan #paraguai
🚨 NOVO ARTIGO EM DESTAQUE! 🚨

DERRUBAR MADURO: JUSTO E NECESSÁRIO? 🇻🇪

A Conselheira Catarina Rochamonte lança uma tese provocadora no Monitor da Democracia: “Não há soberania sem legitimidade.”

Numa análise incisiva e de leitura obrigatória, questiona-se: Face à crise de legitimidade do regime de Nicolás Maduro, a intervenção e a sua queda são apenas uma questão de justiça, mas também de necessidade para o reestabelecimento da soberania popular?

Este artigo mergulha nas bases do Direito Internacional e da Ciência Política para desafiar o conceito de não-intervenção perante ditaduras.

Leia a análise completa da Conselheira Catarina Rochamonte e entre no debate!

🔗 LINK NA BIO

#venezuela #maduro #ditadura #soberanía #legitimidade #monitordademocracia #catarinarochamonte #políticainternacional #análisepolítica #direitointernacional
🚨 NOVO ARTIGO EM DESTAQUE! 🚨 DERRUBAR MADURO: JUSTO E NECESSÁRIO? 🇻🇪 A Conselheira Catarina Rochamonte lança uma tese provocadora no Monitor da Democracia: “Não há soberania sem legitimidade.” Numa análise incisiva e de leitura obrigatória, questiona-se: Face à crise de legitimidade do regime de Nicolás Maduro, a intervenção e a sua queda são apenas uma questão de justiça, mas também de necessidade para o reestabelecimento da soberania popular? Este artigo mergulha nas bases do Direito Internacional e da Ciência Política para desafiar o conceito de não-intervenção perante ditaduras. Leia a análise completa da Conselheira Catarina Rochamonte e entre no debate! 🔗 LINK NA BIO #venezuela #maduro #ditadura #soberanía #legitimidade #monitordademocracia #catarinarochamonte #políticainternacional #análisepolítica #direitointernacional
4 horas ago
View on Instagram |
1/9
O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe foi absolvido. O político de 73 anos, tinha sido condenado em agosto a 12 anos de prisão domiciliar por suborno de três testemunhas e fraude processual, e passou 19 dias preso até a concessão do recurso que o permitiu aguardar a decisão desta terça em liberdade.

Ao revogar as condenações, o tribunal apontou falta de provas que ligassem o ex-presidente ao cometimento dos crimes e ausência de intenção direta. Os juízes também ordenaram uma investigação sobre o ex-paramilitar Carlos Enrique Vélez Ramírez por falso testemunho.

Marco Rubio, celebrou a absolvição: “A justiça da Colômbia prevaleceu com a absolvição do ex-presidente Uribe após anos de caça às bruxas política contra ele e sua família”, escreveu Rubio no X.

#colombia #alvarouribe #monitordademocracia
O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe foi absolvido. O político de 73 anos, tinha sido condenado em agosto a 12 anos de prisão domiciliar por suborno de três testemunhas e fraude processual, e passou 19 dias preso até a concessão do recurso que o permitiu aguardar a decisão desta terça em liberdade. Ao revogar as condenações, o tribunal apontou falta de provas que ligassem o ex-presidente ao cometimento dos crimes e ausência de intenção direta. Os juízes também ordenaram uma investigação sobre o ex-paramilitar Carlos Enrique Vélez Ramírez por falso testemunho. Marco Rubio, celebrou a absolvição: “A justiça da Colômbia prevaleceu com a absolvição do ex-presidente Uribe após anos de caça às bruxas política contra ele e sua família”, escreveu Rubio no X. #colombia #alvarouribe #monitordademocracia
10 horas ago
View on Instagram |
2/9
Mais de 100.000 cristãos foram assassinados e 18.000 igrejas queimadas na Nigéria desde 2009, tornando-o um dos maiores dramas humanitários do nosso século. As cifras são contínuas e brutais, mas o tema simplesmente não é manchete.

A Conselheira Madeleine Lacsko, em sua análise para o Monitor da Democracia, expõe uma contradição chocante:

👉 Onde está a indignação seletiva? Por que a imprensa ocidental, que levanta a voz em defesa de outras minorias, se cala diante do extermínio de cristãos negros na África?

O silêncio não é acidental, é cumplicidade. A vida dessas vítimas é considerada descartável na lógica de narrativas convenientes?

Queremos saber sua opinião! 👇 

Por que, em um mundo conectado, essa tragédia é invisível? Comente abaixo!

Leia a análise completa e incisiva de Madeleine Lacsko para entender a hipocrisia por trás desse silêncio!

🔗 Link para o artigo na Bio.

#genocídionanigéria #madeleinelacsko #monitordademocracia #cristãosperseguidos #direitoshumanos #silênciodamídia #hipocrisiaseletiva #nigeria #geopolitica #notícias #opiniao #calamidade #nigeria
Mais de 100.000 cristãos foram assassinados e 18.000 igrejas queimadas na Nigéria desde 2009, tornando-o um dos maiores dramas humanitários do nosso século. As cifras são contínuas e brutais, mas o tema simplesmente não é manchete. A Conselheira Madeleine Lacsko, em sua análise para o Monitor da Democracia, expõe uma contradição chocante: 👉 Onde está a indignação seletiva? Por que a imprensa ocidental, que levanta a voz em defesa de outras minorias, se cala diante do extermínio de cristãos negros na África? O silêncio não é acidental, é cumplicidade. A vida dessas vítimas é considerada descartável na lógica de narrativas convenientes? Queremos saber sua opinião! 👇 Por que, em um mundo conectado, essa tragédia é invisível? Comente abaixo! Leia a análise completa e incisiva de Madeleine Lacsko para entender a hipocrisia por trás desse silêncio! 🔗 Link para o artigo na Bio. #genocídionanigéria #madeleinelacsko #monitordademocracia #cristãosperseguidos #direitoshumanos #silênciodamídia #hipocrisiaseletiva #nigeria #geopolitica #notícias #opiniao #calamidade #nigeria
13 horas ago
View on Instagram |
3/9
Sanae Takaichi, 64 anos, foi eleita a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão.

A deputada do Partido Liberal Democrata (PLD) venceu a votação no Parlamento e formou governo com apoio do Partido da Inovação (Ishin).

Natural de Nara, Takaichi começou na política em 1993, depois de trabalhar no Congresso dos Estados Unidos.
Já chefiou os ministérios de Assuntos Internos e de Segurança Econômica. Conhecida pela firmeza e pela organização, é admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a quem chama de exemplo de liderança determinada.

Ela defende juros baixos, incentivos à indústria e investimentos em tecnologia e infraestrutura. Quer reduzir o imposto sobre alimentos e apoiar famílias com filhos, além de ampliar creches e políticas de natalidade

Economistas apontam que sua linha segue a política de expansão fiscal do ex-premiê Shinzo Abe, seu mentor político.

Na política externa, Takaichi aposta em uma aliança forte com os Estados Unidos e relações mais próximas com Taiwan.

Promete também mostrar uma imagem mais ativa do Japão no cenário internacional. Sua primeira agenda oficial será receber o presidente americano Donald Trump em Tóquio.

#japão #sanaetakaichi #monitordademocracia
Sanae Takaichi, 64 anos, foi eleita a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão. A deputada do Partido Liberal Democrata (PLD) venceu a votação no Parlamento e formou governo com apoio do Partido da Inovação (Ishin). Natural de Nara, Takaichi começou na política em 1993, depois de trabalhar no Congresso dos Estados Unidos. Já chefiou os ministérios de Assuntos Internos e de Segurança Econômica. Conhecida pela firmeza e pela organização, é admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a quem chama de exemplo de liderança determinada. Ela defende juros baixos, incentivos à indústria e investimentos em tecnologia e infraestrutura. Quer reduzir o imposto sobre alimentos e apoiar famílias com filhos, além de ampliar creches e políticas de natalidade Economistas apontam que sua linha segue a política de expansão fiscal do ex-premiê Shinzo Abe, seu mentor político. Na política externa, Takaichi aposta em uma aliança forte com os Estados Unidos e relações mais próximas com Taiwan. Promete também mostrar uma imagem mais ativa do Japão no cenário internacional. Sua primeira agenda oficial será receber o presidente americano Donald Trump em Tóquio. #japão #sanaetakaichi #monitordademocracia
13 horas ago
View on Instagram |
4/9
“A verdadeira paz não é a ausência de conflito, mas a presença da justiça e do diálogo.” ✨

Essa é uma das poderosas reflexões que Márcio Coimbra, Presidente do Monitor da Democracia, desenvolve em seu novo artigo, “A Paz de Abraão”.

O texto vai muito além da superfície, explorando as raízes históricas e filosóficas de um dos valores mais importantes para qualquer sociedade. Uma contribuição fundamental para o debate público.

💡 Concorda com essa ideia? Leia o artigo na íntegra pelo link na nossa bio e nos diga nos comentários o que você achou!

#quotedodia #pensamentocrítico #marciocoimbra #monitordademocracia #democracia #filosofiapolítica #brasil #reflita
“A verdadeira paz não é a ausência de conflito, mas a presença da justiça e do diálogo.” ✨ Essa é uma das poderosas reflexões que Márcio Coimbra, Presidente do Monitor da Democracia, desenvolve em seu novo artigo, “A Paz de Abraão”. O texto vai muito além da superfície, explorando as raízes históricas e filosóficas de um dos valores mais importantes para qualquer sociedade. Uma contribuição fundamental para o debate público. 💡 Concorda com essa ideia? Leia o artigo na íntegra pelo link na nossa bio e nos diga nos comentários o que você achou! #quotedodia #pensamentocrítico #marciocoimbra #monitordademocracia #democracia #filosofiapolítica #brasil #reflita
1 dia ago
View on Instagram |
5/9
O candidato de centro Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia no domingo, 19.

Com 54,5% dos votos, ele derrotou em segundo turno o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, do Livre, que obteve 45,5%.

A eleição marcou o fim da hegemonia de duas décadas do Movimento ao Socialismo (MAS), partido fundado pelo ex-presidente Evo Morales.

#bolivia #rodrigopaz #monitordademocracia
O candidato de centro Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia no domingo, 19. Com 54,5% dos votos, ele derrotou em segundo turno o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, do Livre, que obteve 45,5%. A eleição marcou o fim da hegemonia de duas décadas do Movimento ao Socialismo (MAS), partido fundado pelo ex-presidente Evo Morales. #bolivia #rodrigopaz #monitordademocracia
2 dias ago
View on Instagram |
6/9
#israel #paz #monitordademocracia
#israel #paz #monitordademocracia
2 dias ago
View on Instagram |
7/9
O regime chinês tem recrudescido a censura de conteúdo online sob uma campanha liderada pela Administração do Ciberespaço da China, órgão regulador da internet no país, para lidar com a “incitação maliciosa de emoções negativas”.

A campanha, que tem como alvo “plataformas de mídia social, vídeos curtos e plataformas de transmissão ao vivo”, quer evitar conflitos entre grupos, a promoção de pânico e ansiedade, a violência e a hostilidade online e o excesso de sentimentos negativos e pessimistas, segundo o órgão regulador. Embora o debate sobre como evitar que a internet se transforme em um gatilho para a violência seja uma discussão que toma o mundo à medida que ataques a escolas e a grupos minorizados, por exemplo, frequentemente nascem no ambiente online, a execução da campanha chinesa mostra viés político.

Cerca de uma semana após o lançamento, a conta oficial do Weibo, plataforma similar ao X, comunicou a suspensão de “mais de 16 mil conteúdos violadores” e “mais de 1.200 contas infratoras”. Os casos citados como exemplo pela plataforma envolvem usuários que “fabricaram e disseminaram rumores e informações relacionadas à economia, às finanças e ao bem-estar social”.

Províncias pelo país também divulgaram suas próprias campanhas após o lançamento da nacional e passaram a tirar do ar conteúdo considerado infrator. Em Anhui, 240 sites foram retirados do ar e 199 responsáveis por contas ilegais ou irregulares foram convocados para entrevistas. A página oficial do local não dá detalhes do conteúdo, mas afirma que se tratava de “manipulação e especulação maliciosa” e “criação e propagação de boatos”, entre outros.

#china #internet #monitordademocracia
O regime chinês tem recrudescido a censura de conteúdo online sob uma campanha liderada pela Administração do Ciberespaço da China, órgão regulador da internet no país, para lidar com a “incitação maliciosa de emoções negativas”. A campanha, que tem como alvo “plataformas de mídia social, vídeos curtos e plataformas de transmissão ao vivo”, quer evitar conflitos entre grupos, a promoção de pânico e ansiedade, a violência e a hostilidade online e o excesso de sentimentos negativos e pessimistas, segundo o órgão regulador. Embora o debate sobre como evitar que a internet se transforme em um gatilho para a violência seja uma discussão que toma o mundo à medida que ataques a escolas e a grupos minorizados, por exemplo, frequentemente nascem no ambiente online, a execução da campanha chinesa mostra viés político. Cerca de uma semana após o lançamento, a conta oficial do Weibo, plataforma similar ao X, comunicou a suspensão de “mais de 16 mil conteúdos violadores” e “mais de 1.200 contas infratoras”. Os casos citados como exemplo pela plataforma envolvem usuários que “fabricaram e disseminaram rumores e informações relacionadas à economia, às finanças e ao bem-estar social”. Províncias pelo país também divulgaram suas próprias campanhas após o lançamento da nacional e passaram a tirar do ar conteúdo considerado infrator. Em Anhui, 240 sites foram retirados do ar e 199 responsáveis por contas ilegais ou irregulares foram convocados para entrevistas. A página oficial do local não dá detalhes do conteúdo, mas afirma que se tratava de “manipulação e especulação maliciosa” e “criação e propagação de boatos”, entre outros. #china #internet #monitordademocracia
2 dias ago
View on Instagram |
8/9
🌟 Um dia marcante para a democracia! 🌟 O Instituto Monitor da Democracia, em colaboração com o Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, realizou um almoço-debate inesquecível! Foi uma tarde repleta de ideias inspiradoras, unindo esforços para fortalecer os laços entre nações democráticas e debater um futuro de liberdade e prosperidade. Nosso convidado especial, o Senador Eduardo Nakayama, da República do Paraguai, encantou a todos com sua visão progressista e dedicação à consolidação da democracia na América Latina. Agradecemos imensamente ao Senador e ao Embaixador Benito Liao, representante do Escritório de Taipei, por suas contribuições valiosas, além dos nossos parceiros e patrocinadores que viabilizaram este evento. Um agradecimento especial a todos os participantes, cuja presença e engajamento fizeram deste momento um sucesso! 🤝 Juntos, pavimentamos o caminho para um mundo mais democrático! #democracia #parceriasglobais #monitordademocracia #debate #eduardonakayama #taiwan #paraguai
2 dias ago
View on Instagram |
9/9