ARTIGOS

colunistas

Pesquisar

REDES SOCIAIS

Artigo mais lido

youtube

twitter

instagram

@monitordademocracia
Instituto Monitor da Democracia

@monitordademocracia

📗 Think tank com o objetivo de fortalecer a democracia por meio de debates, estudos e interlocução política. 🎙Ouça nosso Podcast “Democracia em Foco”
  • O Irã parece ter consertado diversas instalações de mísseis balísticos danificadas pelos bombardeios americanos e israelenses no ano passado, enquanto realizou apenas reparos limitados em centrais nucleares importantes, sugere uma análise de imagens de satélite realizada pelo New York Times. 

O ritmo desigual da reconstrução oferece pistas sobre as prioridades militares da nação persa, em meio à escalada de tensões na região com a concentração de forças americanas na região e as ameaças do presidente Donald Trump sobre uma nova ação contra o país. Se os EUA atacassem, o Irã provavelmente retaliaria com mísseis balísticos contra Israel e alvos americanos na região, dizem especialistas.

#iran #newyorktimes #eua #trump #monitordademocracia
  • #master #bancomaster #justiça #vorcaro #monitordademocracia
  • Os Estados Unidos e a Argentina firmaram nesta quinta-feira, 5, um acordo comercial que garante acesso a minerais críticos e prevê cooperação ao longo de toda a cadeia do setor no país sul-americano.

O texto abrange as cadeias de exploração, refino, processamento e exportação. O entendimento também contempla redução de tarifas e um plano recíproco de investimentos.

Segundo o representante comercial americano, Jamieson Greer, “o aprofundamento da parceria entre o presidente Trump e o presidente Milei serve como um modelo de como os países das Américas, do Alasca à Terra do Fogo, podem avançar em nossas ambições compartilhadas e proteger nossa segurança econômica e nacional.”

Greer destacou que o acordo “reduz barreiras comerciais de longa data e oferece acesso significativo ao mercado para exportadores dos EUA”.

Segundo a Casa Branca, o acordo não entra em vigor imediatamente.

Ele passará a valer 60 dias após a troca de notificações por escrito, confirmando a conclusão dos trâmites legais internos, ou em outra data acordada pelos países.

#argentina #terrasraras #eua #milei #monitordademocracia
  • Você está acompanhando o caso Banco Master + BRB? 🤔

Mais do que uma simples movimentação bancária, o cenário descrito por Ismael Almeida no @monitordademocracia acende um alerta sobre a saúde das nossas instituições. 🚨

O artigo “Banco Master e BRB: O escândalo que colocou o Distrito Federal no centro da crise” traz os pontos-chave para entender:

🔹 As origens da crise.
🔹 O papel do BRB nesse tabuleiro.
🔹 O impacto direto para o cidadão do DF.

Informação é a nossa melhor ferramenta de fiscalização. 🛠️

🔗 Link disponível nos Stories e na Bio.

#democracia #economía #brasília #notíciasdf #monitordademocracia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, deveria estar “muito preocupado” em meio ao aumento das tensões entre os dois países.

“Eu diria que ele deveria estar muito preocupado. Sim, ele deveria estar”, disse Trump à NBC News.

Os Estados Unidos têm concentrado recursos militares em torno do Irã, enquanto o republicano avalia a possibilidade de tomar medidas contra o regime. Embora tenha deixado em aberto a possibilidade de uma solução diplomática, as conversas para negociações no final desta semana pareciam instáveis, enquanto os dois lados definiam os termos da reunião.

#aiatolá #khamenei #trump #eua #monitordademocracia
  • O comércio global como o conhecemos está chegando ao fim? 🤔📉

A “globalização” está dando lugar a uma “nova geometria”. Floriano Filho explora em seu novo artigo no Monitor como a fratura entre as grandes potências atlânticas e o resto do mundo está criando um cenário de incertezas, mas também de novas oportunidades.

Não se trata apenas de economia, trata-se de poder.

Quem ganha e quem perde com essa nova configuração? Floriano Filho traz uma análise cirúrgica sobre o tema que você não pode deixar de ler.

👉 Arraste para o lado para ver os pontos principais e clique no link da nossa bio para o texto na íntegra.

#globalização #geopolitica #economía #monitordademocracia #analise
  • Taiwan está expandindo significativamente sua infraestrutura de vigilância marítima e sistemas de radar para conter as táticas de “zona cinzenta” e as crescentes incursões da China em águas próximas à ilha. O Conselho de Assuntos Oceânicos (OAC) de Taiwan garantiu um orçamento especial de aproximadamente NT$ 29,5 bilhões (cerca de US$ 935 milhões) para modernizar suas capacidades de monitoramento até 2027. O plano inclui a construção de 40 novas embarcações de patrulha e a integração de tecnologias avançadas, como drones (aéreos, de superfície e submarinos), radares costeiros de médio alcance e inteligência artificial para análise de imagens, visando criar uma rede de vigilância em camadas operante 24 horas por dia.

Este reforço estratégico é uma resposta ao aumento expressivo das atividades navais chinesas, com a Guarda Costeira de Taiwan tendo realizado mais de 800 operações de expulsão de navios intrusos apenas no ano anterior. A iniciativa busca garantir alertas antecipados e respostas rápidas a possíveis provocações, assédios ou tentativas de bloqueio naval, fortalecendo a resiliência da ilha diante de um cenário de cerco progressivo por Pequim. Além disso, a aprovação deste orçamento especial ocorre em um momento de impasse político, servindo como uma alternativa para garantir recursos de defesa enquanto o orçamento militar regular enfrenta bloqueios no parlamento taiwanês.

#taiwan #taipei #china #oriente #monitordademocracia
  • Do “Inquérito do Fim do Mundo” ao escândalo Master Vorcaro: onde foi parar o devido processo legal? ⚖️

No seu mais novo artigo para o Monitor da Democracia, nossa conselheira Catarina Rochamonte mergulha nas águas turvas do ativismo judicial e nas recentes revelações que abalam a credibilidade da nossa Suprema Corte.

Catarina questiona: até quando a “defesa da democracia” servirá de escudo para o atropelo de ritos fundamentais? Um texto indispensável para quem busca entender os bastidores do poder em Brasília.

🔗 Link na bio para ler o artigo completo.

#democracia #stf #catarinarochamonte #justiça #monitordademocracia
  • Viagens recentes para Brasília de aviões russos conhecidos por transportar autoridades de Moscou voltaram a levantar dúvidas e questionamentos. Elas acontecem cinco meses após a polêmica missão de um cargueiro russo, sancionado pelos Estados Unidos, na capital federal que até hoje não foi explicada pelo governo brasileiro.

Um dos novos aviões em questão é o Ilyushin Il-96-300, de matrícula RA-96023, do Esquadrão de Voos Especiais do Kremlin. Ele esteve em Brasilia entre os dias 29 e 30 de janeiro e chamou atenção de funcionários do aeroporto, influenciadores de redes sociais e órgãos de imprensa. A aeronave saiu de Moscou pela manhã, voou até Casablanca, no Marrocos, seguindo uma trajetória que evita o espaço aéreo europeu, fechado para aviões russos devido às sanções, e depois seguiu até Dacar, no Senegal, de onde agora voa sem escalas até Brasília. O histórico do voo pode ser acessado pelo site FlightRadar.

O clima de desconfiança e especulação sobre esses voos ocorre não só porque a Rússia está envolvida em uma guerra de anexação de territórios da Ucrânia, mas também pelo segredo envolvido na passagem de outra aeronave por Brasília no ano passado que pode esconder relações com Venezuela e Cuba.

#russia #aviões #flightradar #brasil #monitordademocracia
O Irã parece ter consertado diversas instalações de mísseis balísticos danificadas pelos bombardeios americanos e israelenses no ano passado, enquanto realizou apenas reparos limitados em centrais nucleares importantes, sugere uma análise de imagens de satélite realizada pelo New York Times. 

O ritmo desigual da reconstrução oferece pistas sobre as prioridades militares da nação persa, em meio à escalada de tensões na região com a concentração de forças americanas na região e as ameaças do presidente Donald Trump sobre uma nova ação contra o país. Se os EUA atacassem, o Irã provavelmente retaliaria com mísseis balísticos contra Israel e alvos americanos na região, dizem especialistas.

#iran #newyorktimes #eua #trump #monitordademocracia
O Irã parece ter consertado diversas instalações de mísseis balísticos danificadas pelos bombardeios americanos e israelenses no ano passado, enquanto realizou apenas reparos limitados em centrais nucleares importantes, sugere uma análise de imagens de satélite realizada pelo New York Times. O ritmo desigual da reconstrução oferece pistas sobre as prioridades militares da nação persa, em meio à escalada de tensões na região com a concentração de forças americanas na região e as ameaças do presidente Donald Trump sobre uma nova ação contra o país. Se os EUA atacassem, o Irã provavelmente retaliaria com mísseis balísticos contra Israel e alvos americanos na região, dizem especialistas. #iran #newyorktimes #eua #trump #monitordademocracia
6 horas ago
View on Instagram |
1/9
#master #bancomaster #justiça #vorcaro #monitordademocracia
#master #bancomaster #justiça #vorcaro #monitordademocracia
1 dia ago
View on Instagram |
2/9
Os Estados Unidos e a Argentina firmaram nesta quinta-feira, 5, um acordo comercial que garante acesso a minerais críticos e prevê cooperação ao longo de toda a cadeia do setor no país sul-americano.

O texto abrange as cadeias de exploração, refino, processamento e exportação. O entendimento também contempla redução de tarifas e um plano recíproco de investimentos.

Segundo o representante comercial americano, Jamieson Greer, “o aprofundamento da parceria entre o presidente Trump e o presidente Milei serve como um modelo de como os países das Américas, do Alasca à Terra do Fogo, podem avançar em nossas ambições compartilhadas e proteger nossa segurança econômica e nacional.”

Greer destacou que o acordo “reduz barreiras comerciais de longa data e oferece acesso significativo ao mercado para exportadores dos EUA”.

Segundo a Casa Branca, o acordo não entra em vigor imediatamente.

Ele passará a valer 60 dias após a troca de notificações por escrito, confirmando a conclusão dos trâmites legais internos, ou em outra data acordada pelos países.

#argentina #terrasraras #eua #milei #monitordademocracia
Os Estados Unidos e a Argentina firmaram nesta quinta-feira, 5, um acordo comercial que garante acesso a minerais críticos e prevê cooperação ao longo de toda a cadeia do setor no país sul-americano. O texto abrange as cadeias de exploração, refino, processamento e exportação. O entendimento também contempla redução de tarifas e um plano recíproco de investimentos. Segundo o representante comercial americano, Jamieson Greer, “o aprofundamento da parceria entre o presidente Trump e o presidente Milei serve como um modelo de como os países das Américas, do Alasca à Terra do Fogo, podem avançar em nossas ambições compartilhadas e proteger nossa segurança econômica e nacional.” Greer destacou que o acordo “reduz barreiras comerciais de longa data e oferece acesso significativo ao mercado para exportadores dos EUA”. Segundo a Casa Branca, o acordo não entra em vigor imediatamente. Ele passará a valer 60 dias após a troca de notificações por escrito, confirmando a conclusão dos trâmites legais internos, ou em outra data acordada pelos países. #argentina #terrasraras #eua #milei #monitordademocracia
1 dia ago
View on Instagram |
3/9
Você está acompanhando o caso Banco Master + BRB? 🤔

Mais do que uma simples movimentação bancária, o cenário descrito por Ismael Almeida no @monitordademocracia acende um alerta sobre a saúde das nossas instituições. 🚨

O artigo “Banco Master e BRB: O escândalo que colocou o Distrito Federal no centro da crise” traz os pontos-chave para entender:

🔹 As origens da crise.
🔹 O papel do BRB nesse tabuleiro.
🔹 O impacto direto para o cidadão do DF.

Informação é a nossa melhor ferramenta de fiscalização. 🛠️

🔗 Link disponível nos Stories e na Bio.

#democracia #economía #brasília #notíciasdf #monitordademocracia
Você está acompanhando o caso Banco Master + BRB? 🤔 Mais do que uma simples movimentação bancária, o cenário descrito por Ismael Almeida no @monitordademocracia acende um alerta sobre a saúde das nossas instituições. 🚨 O artigo “Banco Master e BRB: O escândalo que colocou o Distrito Federal no centro da crise” traz os pontos-chave para entender: 🔹 As origens da crise. 🔹 O papel do BRB nesse tabuleiro. 🔹 O impacto direto para o cidadão do DF. Informação é a nossa melhor ferramenta de fiscalização. 🛠️ 🔗 Link disponível nos Stories e na Bio. #democracia #economía #brasília #notíciasdf #monitordademocracia
1 dia ago
View on Instagram |
4/9
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, deveria estar “muito preocupado” em meio ao aumento das tensões entre os dois países.

“Eu diria que ele deveria estar muito preocupado. Sim, ele deveria estar”, disse Trump à NBC News.

Os Estados Unidos têm concentrado recursos militares em torno do Irã, enquanto o republicano avalia a possibilidade de tomar medidas contra o regime. Embora tenha deixado em aberto a possibilidade de uma solução diplomática, as conversas para negociações no final desta semana pareciam instáveis, enquanto os dois lados definiam os termos da reunião.

#aiatolá #khamenei #trump #eua #monitordademocracia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, deveria estar “muito preocupado” em meio ao aumento das tensões entre os dois países. “Eu diria que ele deveria estar muito preocupado. Sim, ele deveria estar”, disse Trump à NBC News. Os Estados Unidos têm concentrado recursos militares em torno do Irã, enquanto o republicano avalia a possibilidade de tomar medidas contra o regime. Embora tenha deixado em aberto a possibilidade de uma solução diplomática, as conversas para negociações no final desta semana pareciam instáveis, enquanto os dois lados definiam os termos da reunião. #aiatolá #khamenei #trump #eua #monitordademocracia
2 dias ago
View on Instagram |
5/9
O comércio global como o conhecemos está chegando ao fim? 🤔📉

A “globalização” está dando lugar a uma “nova geometria”. Floriano Filho explora em seu novo artigo no Monitor como a fratura entre as grandes potências atlânticas e o resto do mundo está criando um cenário de incertezas, mas também de novas oportunidades.

Não se trata apenas de economia, trata-se de poder.

Quem ganha e quem perde com essa nova configuração? Floriano Filho traz uma análise cirúrgica sobre o tema que você não pode deixar de ler.

👉 Arraste para o lado para ver os pontos principais e clique no link da nossa bio para o texto na íntegra.

#globalização #geopolitica #economía #monitordademocracia #analise
O comércio global como o conhecemos está chegando ao fim? 🤔📉 A “globalização” está dando lugar a uma “nova geometria”. Floriano Filho explora em seu novo artigo no Monitor como a fratura entre as grandes potências atlânticas e o resto do mundo está criando um cenário de incertezas, mas também de novas oportunidades. Não se trata apenas de economia, trata-se de poder. Quem ganha e quem perde com essa nova configuração? Floriano Filho traz uma análise cirúrgica sobre o tema que você não pode deixar de ler. 👉 Arraste para o lado para ver os pontos principais e clique no link da nossa bio para o texto na íntegra. #globalização #geopolitica #economía #monitordademocracia #analise
3 dias ago
View on Instagram |
6/9
Taiwan está expandindo significativamente sua infraestrutura de vigilância marítima e sistemas de radar para conter as táticas de “zona cinzenta” e as crescentes incursões da China em águas próximas à ilha. O Conselho de Assuntos Oceânicos (OAC) de Taiwan garantiu um orçamento especial de aproximadamente NT$ 29,5 bilhões (cerca de US$ 935 milhões) para modernizar suas capacidades de monitoramento até 2027. O plano inclui a construção de 40 novas embarcações de patrulha e a integração de tecnologias avançadas, como drones (aéreos, de superfície e submarinos), radares costeiros de médio alcance e inteligência artificial para análise de imagens, visando criar uma rede de vigilância em camadas operante 24 horas por dia.

Este reforço estratégico é uma resposta ao aumento expressivo das atividades navais chinesas, com a Guarda Costeira de Taiwan tendo realizado mais de 800 operações de expulsão de navios intrusos apenas no ano anterior. A iniciativa busca garantir alertas antecipados e respostas rápidas a possíveis provocações, assédios ou tentativas de bloqueio naval, fortalecendo a resiliência da ilha diante de um cenário de cerco progressivo por Pequim. Além disso, a aprovação deste orçamento especial ocorre em um momento de impasse político, servindo como uma alternativa para garantir recursos de defesa enquanto o orçamento militar regular enfrenta bloqueios no parlamento taiwanês.

#taiwan #taipei #china #oriente #monitordademocracia
Taiwan está expandindo significativamente sua infraestrutura de vigilância marítima e sistemas de radar para conter as táticas de “zona cinzenta” e as crescentes incursões da China em águas próximas à ilha. O Conselho de Assuntos Oceânicos (OAC) de Taiwan garantiu um orçamento especial de aproximadamente NT$ 29,5 bilhões (cerca de US$ 935 milhões) para modernizar suas capacidades de monitoramento até 2027. O plano inclui a construção de 40 novas embarcações de patrulha e a integração de tecnologias avançadas, como drones (aéreos, de superfície e submarinos), radares costeiros de médio alcance e inteligência artificial para análise de imagens, visando criar uma rede de vigilância em camadas operante 24 horas por dia. Este reforço estratégico é uma resposta ao aumento expressivo das atividades navais chinesas, com a Guarda Costeira de Taiwan tendo realizado mais de 800 operações de expulsão de navios intrusos apenas no ano anterior. A iniciativa busca garantir alertas antecipados e respostas rápidas a possíveis provocações, assédios ou tentativas de bloqueio naval, fortalecendo a resiliência da ilha diante de um cenário de cerco progressivo por Pequim. Além disso, a aprovação deste orçamento especial ocorre em um momento de impasse político, servindo como uma alternativa para garantir recursos de defesa enquanto o orçamento militar regular enfrenta bloqueios no parlamento taiwanês. #taiwan #taipei #china #oriente #monitordademocracia
3 dias ago
View on Instagram |
7/9
Do “Inquérito do Fim do Mundo” ao escândalo Master Vorcaro: onde foi parar o devido processo legal? ⚖️

No seu mais novo artigo para o Monitor da Democracia, nossa conselheira Catarina Rochamonte mergulha nas águas turvas do ativismo judicial e nas recentes revelações que abalam a credibilidade da nossa Suprema Corte.

Catarina questiona: até quando a “defesa da democracia” servirá de escudo para o atropelo de ritos fundamentais? Um texto indispensável para quem busca entender os bastidores do poder em Brasília.

🔗 Link na bio para ler o artigo completo.

#democracia #stf #catarinarochamonte #justiça #monitordademocracia
Do “Inquérito do Fim do Mundo” ao escândalo Master Vorcaro: onde foi parar o devido processo legal? ⚖️ No seu mais novo artigo para o Monitor da Democracia, nossa conselheira Catarina Rochamonte mergulha nas águas turvas do ativismo judicial e nas recentes revelações que abalam a credibilidade da nossa Suprema Corte. Catarina questiona: até quando a “defesa da democracia” servirá de escudo para o atropelo de ritos fundamentais? Um texto indispensável para quem busca entender os bastidores do poder em Brasília. 🔗 Link na bio para ler o artigo completo. #democracia #stf #catarinarochamonte #justiça #monitordademocracia
4 dias ago
View on Instagram |
8/9
Viagens recentes para Brasília de aviões russos conhecidos por transportar autoridades de Moscou voltaram a levantar dúvidas e questionamentos. Elas acontecem cinco meses após a polêmica missão de um cargueiro russo, sancionado pelos Estados Unidos, na capital federal que até hoje não foi explicada pelo governo brasileiro.

Um dos novos aviões em questão é o Ilyushin Il-96-300, de matrícula RA-96023, do Esquadrão de Voos Especiais do Kremlin. Ele esteve em Brasilia entre os dias 29 e 30 de janeiro e chamou atenção de funcionários do aeroporto, influenciadores de redes sociais e órgãos de imprensa. A aeronave saiu de Moscou pela manhã, voou até Casablanca, no Marrocos, seguindo uma trajetória que evita o espaço aéreo europeu, fechado para aviões russos devido às sanções, e depois seguiu até Dacar, no Senegal, de onde agora voa sem escalas até Brasília. O histórico do voo pode ser acessado pelo site FlightRadar.

O clima de desconfiança e especulação sobre esses voos ocorre não só porque a Rússia está envolvida em uma guerra de anexação de territórios da Ucrânia, mas também pelo segredo envolvido na passagem de outra aeronave por Brasília no ano passado que pode esconder relações com Venezuela e Cuba.

#russia #aviões #flightradar #brasil #monitordademocracia
Viagens recentes para Brasília de aviões russos conhecidos por transportar autoridades de Moscou voltaram a levantar dúvidas e questionamentos. Elas acontecem cinco meses após a polêmica missão de um cargueiro russo, sancionado pelos Estados Unidos, na capital federal que até hoje não foi explicada pelo governo brasileiro. Um dos novos aviões em questão é o Ilyushin Il-96-300, de matrícula RA-96023, do Esquadrão de Voos Especiais do Kremlin. Ele esteve em Brasilia entre os dias 29 e 30 de janeiro e chamou atenção de funcionários do aeroporto, influenciadores de redes sociais e órgãos de imprensa. A aeronave saiu de Moscou pela manhã, voou até Casablanca, no Marrocos, seguindo uma trajetória que evita o espaço aéreo europeu, fechado para aviões russos devido às sanções, e depois seguiu até Dacar, no Senegal, de onde agora voa sem escalas até Brasília. O histórico do voo pode ser acessado pelo site FlightRadar. O clima de desconfiança e especulação sobre esses voos ocorre não só porque a Rússia está envolvida em uma guerra de anexação de territórios da Ucrânia, mas também pelo segredo envolvido na passagem de outra aeronave por Brasília no ano passado que pode esconder relações com Venezuela e Cuba. #russia #aviões #flightradar #brasil #monitordademocracia
4 dias ago
View on Instagram |
9/9